Surgimento do modelo

Modelo OSI foi criado em 1983 e formalizado em 1995 e é um modelo de referência da ISO que tinha como principal objetivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.

Importância e objetivos

O objetivo do modelo OSI é facilitar a conexão entre várias máquinas com diferentes fabricantes.

O papel de cada uma das camadas do modelo

1- Camada Física : A Camada Física trabalha diretamente com os equipamentos da rede,definido as suas especificações elétricas, mecânicas e funcionais.
Ela é responsável por definir a relação entre um dispositivo  e um meio de transmissão, transmitindo bits através de um canal de telecomunicações. Ou seja, ela trabalha diretamente com o meio físico da rede
Resumidamente, a camada Física pode trabalhar de duas formas:
Recebimento:Ela irá pulsos elétricos/ópticos, e os converterá em BITS.
Envio:Ela irá receber BIT, e os converterá em pulsos elétricos/ópticos.
Dispostivos
- Cabos de cobre e Fibra óptica;
- Hubs e Repetidores;
 
2-Camada de ligação de dados : A Camada de Ligação de Dados relaciona-se com as camadas Física e de Rede.
Possui algumas funções que tentam fazer com que o tráfego de dados pareça livre de erros
Sincronização  entre receptor e transmissor.
Detecção e correção de erros
Formatação e segmentação de dados 
Gerenciamento de transmissões (simplex ou duplex)
Controle de acesso a um canal compartilhado.
Esta camada é subdividida em outras duas: LLC (Link Logical Codntrol) e MAC (Media Access Control).
Dispositivos:
-Switches
-Placas de Rede.
Protocolos
-MAC (Media Access Control);
-PPP(Point-to-Point Protocol);
-LAPB;
-NetBios;
 
3-Camada de Rede: Esta camada, diferentemente da ligação de dados, trabalha com os endereços lógicos (IPs) e com a implementação  de PACOTES, que irão portar um cabeçalho com endereço lógico (IP) e outras informações de controlo.
Dispositivos
-Roteadores;
-Switches(Apenas alguns, com funções adicionais).
 
Protocolos
-IP (Internet Protocol);
-ICMP (Internet Control Message Prontocol);
-ARP (Address Resolution Protocol);
-RARP (Reverse Adress Resolution Protocol);
-IGMP (Internet Group Management Protocol);
 
4-Camada de Transporte: A Camada de Transporte fornece um serviço de  transporte confiável de dados, transparente para as camadas superiores do Modelo OSI.
Garante que os dados serão entregues livres de erros, em sequência e sem perdas ou duplicações.
Recoloca as mensagens em segmentos dividindo mensagens longas em vários segmentos menores ou agrupado mensagens pequenas em apenas um segmento, para haver maior eficiência na transmissão dos dados.
A Camada de Transporte possui dois protocolos
-UDP:Realiza apenas a multiplexação para que várias aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma coerente.
-TCP:Realiza além da multiplexação, uma série de funções para tornar a comunicação mais confiável;Algums de suas características são: controlo de fluxo, controlo de erro, sequenciação e multiplexação de mensagens.
É importante ressaltar que a camada de Transporte fica entre as camadas de nível de aplicação (5 a 7, preocupadas com os dados contidos nos pacotes)
e as de nível físico (1 a 3, preocupadas com a forma de transmissão dos dados),ou seja, ela é a ligação entre esse dois grupos.
 
 
5-Camada de Sessão:Responsável pela troca de dados e a comunicação entre hosts, a camada de Sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma comunicação, definindo como será feita a transmissão de dados, pondo marcações nos dados que serão transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.
 
 
6-Camada de Apresentação:A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres(código de página) quando o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII. Pode ter outros usos, comocompressão de dados e criptografia.

Os dados recebidos da camada 6 estão descomprimidos, e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por comprimir esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 4 foram "encolhidos" e enviados à camada 1.

Para aumentar a segurança, pode-se usar algum esquema de criptografia neste nível, sendo que os dados só serão decodificados na camada 6 do dispositivo receptor.

Ela trabalha transformando os dados em um formato no qual a camada de aplicação possa aceitar, minimizando todo tipo de interferência. 

7-Camada de Aplicação:A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizadas para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação (POP3 ou IMAP).

Tudo nesta camada é relacionado ao software. Alguns protocolos utilizados nesta camada são: HTTPSMTPFTPSSHTelnet,SIPRDPIRCSNMPNNTP, POP3, IMAP, BitTorrentDNSPing, etc.

Funcionamento do Modelo

A informação quando é enviada, percorre as camadas de cima para baixo, ou seja, da camada de Aplicação até a camada Física.
Quando a informação é recebida, percorre as camadas de baixo para cima, sendo assim da camada Física até a camada de Aplicação